Graças aos novos desenvolvimentos tecnológicos, os carros têm vindo a ficar cada vez mais seguros.

Muitos carros e camiões já possuem ferramentas de segurança muito eficientes.

Embora a tecnologia voltada para a segurança não possa substituir as habilidades de direção tradicionais, ela pode dar a vantagem em permanecer seguro na estrada e fornecer a paz de espírito que precisa para aproveitar a viagem.

Continue a ler para descobrir 5 extras que estão a tornar os carros mais seguros.

Park Assist / Estacionamento Assistido


A assistência ao estacionamento simplifica o processo de manobra de um veículo, permitindo ao motorista simplesmente parar próximo ao local de estacionamento desejado e, utilizando câmaras e sensores, deixe o carro fazer todo o trabalho.

A direção é feita de forma automática pelo veículo, enquanto o condutor precisa apenas de utilizar o acelerador e travão quando necessário.

Se um sensor no para-choques dianteiro ou traseiro deteta um obstáculo próximo, o sistema alerta o condutor e ajusta o veículo.

É o recurso perfeito a ter em locais problemáticos da cidade.

Travagem Automática

Um sistema de travagem automático típico é projetado com hardware de câmera, sensores e radares.

Trabalha normalmente lado a lado com um aviso de colisão frontal, esses componentes atuam juntos a fim de acionar os travões de forma rápida, e eficiente, sempre que um cenário de perigo é detetado e o tempo de resposta do condutor é demorado.

O condutor saberá sempre que o sistema de travagem é ativado através de um alerta sonoro ou visual antes que o sistema acione.

Um veículo com deteção de colisão dá aos motoristas a tranquilidade que os veículos mais antigos não podem oferecer.

Assistente de Faixa

Os sistemas de alerta de detecção de faixa aumentam a segurança das estradas mais movimentadas.

Esta tecnologia depende também de sensores que detetam os veículos mais próximos e as marcações das faixa para que possa alertá-lo sempre que se desvie da sua faixa.

Quando o seu carro reconhece uma mudança de faixa não intencional, o condutor recebe um alerta para evitar um acidente.

Sistemas mais avançados podem até corrigir automaticamente o percurso do veículo em situações de emergência.

Blis / Apoio ao Condutor de Ângulos Mortos

O sistema BLIS está ligado aos espelhos das viaturas mais recentes de forma a avisar sempre que algum carro esteja ao seu lado mas não é visível no espelho.

Dependendo do veículo e do fabricante,  o sistema BLIS pode fornecer um aviso sonoro ou visual para alertar o condutor e evitar surpresas.

Um sistema como este é útil para aumentar a consciencialização e para que o condutor possa estar mais tranquilo na estrada.

Faróis Adaptáveis

Os faróis adaptáveis funcionam automaticamente e ajustam a direção e a intensidade dos faróis quando as condições de iluminação não são ideais.

Funcionam de forma estratégica para dar ao motorista melhor visibilidade ao longo de estradas curvas e escuras, permitindo uma melhor visão.

Muitos fabricantes usam faróis adaptativos exclusivos que são acionados durante situações específicas de direção, como nevoeiro ou ajustando os faróis quando um carro passa na faixa oposta.

Mesmo os melhores motoristas podem tirar proveito destas tecnologias e, quanto mais avançadas elas se tornam, maior é a segurança na estrada.