O Euro NCAP 2019 publicou este mês de Janeiro uma lista daqueles que foram os carros considerados os mais seguros do ano de 2019, de acordo com os resultados dos testes de segurança realizados a 55 carros, divididos por seis categorias.

Nesta mesma publicação de quais são os automóveis mais seguros em 2019, a Euro NCAP fez ainda uma referência importante ao modelo Z4 da marca BMW, o único roadster ou descapotável avaliado. Segundo esta entidade, embora o modelo alemão não se enquadre em nenhuma das classes mencionadas, a verdade é que veio estabelecer novos padrões de segurança para esta tipologia.

O programa de segurança automóvel NCAP

O European New Car Assessment Programme (NCAP) é um programa de segurança automóvel fundado em 1997 pela “Transport Research Laboratory”, sendo atualmente suportado e financiado pela União Europeia.

Vale referir que em 2019 os testes Euro NCAP – a associação europeia foram os mais exigentes de sempre, porquanto lançaram desafios relacionados com tecnologias de segurança, entre os quais a que permite detetar ciclistas com travagem automática e sistemas de manutenção da faixa de rodagem.

A associação europeia classificou os automóveis mais seguros por categorias (Best in Class) visto que diferentes carros de diferentes categorias não podem ser comparados diretamente. Para chegar ao “Best in Class” em cada categoria, a Euro NCAP realizou um cálculo da soma ponderada das pontuações em cada uma das quatro áreas de avaliação: ocupante adulto, ocupante infantil, pedestre e assistente de Segurança. Esta soma é usada como base para a comparação dos veículos, pelo que classificações adicionais baseadas em equipamento opcional estão excluídas.

Em 2019, a americana Tesla fez-se destacar pela sua qualidade na segurança, atingindo a coroa nas categorias Familiar Grande e Elétricos & Híbridos com o Model 3, e na categoria Off Roads Grandes com o Model X, ultrapassando o SEAT Tarraco que alcançou o segundo lugar nesta categoria.

Já na categoria Familiar Grande, merece destaque a alemã BMW com o Série 3 ao atingir o lugar de topo no pódio, lugar esse que teve de dividir com o Model 3 da Tesla. Em Proteção de Pedestres, os melhores resultados foram atingidos pelo modelo alemão. Já no que respeita ao Assistente de Segurança, o modelo norte-americano conseguiu revelar-se.

E foi graças ao CLA – alternativa mais desportiva ao sedan Classe A que venceu no ano passado – que a também alemã Mercedes-Benz conseguiu recuperar o lugar de topo na categoria de Familiar Pequeno. O modelo alemão atingiu uma pontuação de mais de 90% em três das quatro áreas de segurança e obteve a melhor classificação geral do ano.

Categoria Supermini

Nesta categoria, o primeiro lugar foi dividido entre as mais recentes gerações do Audi A1 e do Renault Clio, ficando a segunda posição para o recém-chegado Ford Puma. Segundo o Euro NCAP, esta continua a revelar-se a categoria mais competitiva do mercado, e destaca os vencedores que merecem créditos extraordinários pela sua posição intransigente em termos de segurança.

Categoria combinada MPV / Pequeno Off-Road

Nesta categoria, o prémio foi para o novo Subaru Forester que obteve um desempenho geral classificado como excelente. Este modelo na sua mais recente geração é um desconhecido em Portugal, já que só as suas primeiras gerações foram comercializadas por cá. Já o CX-30 da Mazda e o T-Cross da Volkswagen empataram e tiveram de dividir o segundo lugar. O ano de 2019 foi um ano para a japonesa Mazda, em que a marca nipónica se revelou muito forte na avaliação do nível de segurança dos seus automóveis, sobretudo, com o seu Mazda 3 a apresentar um desempenho muito bom na proteção de Ocupantes Adultos.

Na hora de classificar o carro o que conta é o nível de proteção assegurada aos adultos a bordo, mas também às crianças, enquanto acomodadas em condições específicas. Além disso, releva ainda a proteção que os veículos estendem aos peões em caso de atropelamento, bem como os sistemas eletrónicos que ajudam o condutor a evitar ou minimizar os acidentes.