A revisão do óleo do motor é uma tarefa básica é imprescindível tanto para o desempenho como para prolongar a vida do seu automóvel, ajudando a evitar eventuais avarias mecânicas e, por conseguinte, a poupar algum dinheiro.

Para que serve o óleo? O óleo serve, sobretudo, para lubrificar todos os componentes do motor, reduzir o atrito causado durante a combustão e manter a refrigeração de todas as partes envolvidas no funcionamento do veículo.  Não menos importante que a mudança de óleo é a mudança de filtro, de preferência aquando a mudança de óleo, já que é este que vai impedir que a sujidade passe para o motor fazendo recolha das impurezas que se vão acumulando. Se o filtro não for substituído vai reduzir a quantidade de óleo que chega ao motor e, consequentemente, pode provocar avarias graves.

O período em que devemos fazer a mudança deve ser o recomendado pelo fabricante, sendo que o habitual é a cada 20.000 quilómetros ou, se não tiver circulado, uma vez por ano, contudo, dependendo do tipo de óleo pode ser necessário proceder à sua substituição com mais ou menos frequência. O óleo fica mais deteriorado em trajetos curtos, quando o veículo está muito tempo parado ou exposto a temperaturas elevadas, quente ou frio.

Por seu turno, o tipo de óleo a usar também deve ser o aconselhado pelo fabricante. Misturar dois tipos de óleo diferentes pode alterar as suas propriedades e não atuar da forma desejada. Os óleos de motor podem ser sintéticos, semissintéticos ou minerais. O tipo de óleo mais comum utilizado nos veículos recentes é o óleo sintético pois as suas propriedades são mais estáveis e tem um tempo de vida útil maior (aproximadamente 15 000 km).

Mas a mudança não é o único procedimentoa adoptar: devemos também verificar o nível do óleo com regularidade, isto é a quantidade de óleo que se mantém no motor.

Como deve ser feita a mudança de óleo?

Para começar o carro deve estar estacionado num local plano e o motor não deve estar quente. A vareta do motor deverá ser retirada, limpa, colocada e retirada novamente do seu lugar. Para que é que isto serve? Para saber se a quantidade de óleo existente na vareta está acima do limite mínimo necessário. Esta é a forma mais fácil e eficaz de verificar se está ou não na altura de trocar o óleo ou o filtro. Alguns carros já vêm equipados com indicadores digitais que avisam quando a quantidade de óleo é insuficiente, sendo fundamental colocar mais óleo nessa altura.

Para facilitar a sua vida, a revisão do carro pode ser a altura ideal para proceder à substituição do óleo, entregando o seu automóvel a profissionais que melhor do que ninguém poderão desempenhar esta tarefa por si, além das outras que possam estar incluídas neste processo.